Blog

Construir um imóvel é uma tarefa muito delicada que exige atenção e dedicação do proprietário em todos os processos de obra. Tudo começa com uma ideia, e então, para que ela ganhe vida, é necessário tomar diversas decisões, começando com contratações de construtoras, fornecedores, arquitetos e claro, alguém especializado para identificar o melhor terreno para o seu projeto.

 

Um dos erros mais comuns das pessoas, é não garantir uma assessoria na escolha do terreno, causando problemas com a construção futuramente.

 

Portanto, é essencial que você pense muito bem antes de escolher o terreno ideal para a sua construção. Neste texto identificamos algumas dicas importantes para que você pense antes de fechar negócio. Lembrando essas dicas não descartam a importância de uma assessoria especializada. 

 

  • Observe o desnível (topografia)

Pensando em como você espera que seu projeto seja, verifique se o terreno é plano, em aclive ou em declive (sobe em direção ao fundo ou desce). 

 

Um terreno com estas inclinações pode aproveitar melhor o traçado natural e evitar grandes escavações de terra.

 

  • Analise o solo

É preciso identificar se o solo vai permitir fazer uma fundação mais simples e barata ou se vai ser preciso investir mais dinheiro neste processo. 

Observe se há muitas pedras na superfície do terreno e se há proximidade com rios, tubulações ou córregos.

 

  • Qual é a posição do sol?

Parece meio nada a ver esta informação, não é? Mas é importante. O melhor é deixar os quartos voltados para o nascer do sol. 

 

  • Pense sobre a infraestrutura do bairro 

Verifique se o bairro oferece abastecimento de água, energia, esgoto, gás. Analise também de as ruas são pavimentadas, se tem transporte público acessível, se o local é perto de hospitais, escolas e supermercados. 

 

E por fim, cheque a documentação com muita atenção.

Para evitar problemas, verifique se não há nada de errado com a documentação do imóvel. Exija a certidão de propriedade do terreno atualizada (é emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis) para saber se a situação está regular.

 

A JJH Construtora pode te assessorar em todos os processos da sua obra!